Nanotecnologias: investigador português premiado

O investigador de Física Nuno Peres recebeu, esta terça-feira, um prémio científico da Universidade do Minho (UM) pelo contributo para o estudo do grafeno, um material descoberto em 2005 por um cientista inglês.

 

O universitário, num estudo publicado pela revista «Science» – onde, em regra, são divulgadas as principais descobertas científicas em todo o mundo – refere que «o potencial de utilização do grafeno na próxima geração de nanomateriais e nanotecnologias vai ser gigantesco».

Nuno Peres trabalha no Departamento de Física da Universidade do Minho, em cooperação com o Professor Tobias Stauber, um pós-doutorado na área que também trabalha em Braga.

O grafeno, descoberto pela equipa de André Geim, da Universidade de Manchester, Inglaterra, é obtido a partir da grafite. Ou seja, de um simples pedaço de carvão, de onde é extraído em formato atómico de carbono, de dimensão micro, ou nano em termos científicos.

O estudo deste material – em que a UM é pioneira em parceria com a Universidade de Manchester – «está na fronteira do conhecimento em nanotecnologias».

O grafeno, assinala o investigador, tem propriedades de «transportador eléctrico», o que abre vastas possibilidades em aplicações nano-eléctricas (com a espessura de um átomo), ou seja, semi-condutores de nova geração, que transportam luz de forma muito mais rápida.

Tem, também, uma condutividade térmica muito alta, o que permite resolver problemas de aquecimento em todo o tipo de equipamentos, como é o caso, para dar apenas um exemplo, de um simples computador.

A Universidade do Minho comemorou, esta terça-feira, 35 anos de existência, com uma cerimónia solene que contou com a presença do Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, António José Seguro, do Reitor, António Guimarães Rodrigues, e do Presidente da Associação Académica, Pedro Soares.

source: http://diario.iol.pt/tecnologia/ciencia-nanotecnologia-grafeno-universidade-do-minho-investigador-fisico/1043409-4069.html

Advertisements

~ by vascoteixeira on February 18, 2009.

 
%d bloggers like this: