Braga recebe encontro de nanotecnologia ibérica

A Universidade do Minho (UMinho) recebe hoje, a partir das 10h00, no campus de Gualtar, o “1.º Fórum NanoValor – A valorização de resultados de investigação e desenvolvimento tecnológico em nanotecnologia na Eurorregião Norte de Portugal/Galiza”.
O encontro junta personalidades como o diretor-geral do Instituto Ibérico de Nanotecnologia, o presidente da Associação Industrial do Minho e responsáveis de universidades e empresas, como da Innovnano, a maior empresa lusa na área.
O evento visa partilhar experiências entre investigadores de grupos e centros tecnológicos, representantes de empresas e instituições de investigação e desenvolvimento do Norte de Portugal e da Galiza.
A iniciativa pretende ainda perceber como o NanoValor – consórcio constituído por oito parceiros, sob coordenação da UMinho – pode dar resposta a necessidades concretas, relacionadas com o desenvolvimento, valorização e comercialização de ideias e projetos de nanotecnologia.
A sessão de abertura conta com a presença do vice-reitor da UMinho para a Investigação e Ensino, Rui Vieira de Castro, e do pró-reitor Vasco Teixeira, coordenador da rede NanoValor, que vai referir os objetivos, atividades e resultados prévios deste projeto apoiado pela União Europeia.
O painel “Construção de parcerias estratégicas entre instituições de I&D e empresas” reúne, às 10h30, os testemunhos de José Rivas (Instituto Ibérico de Nanotecnologia), Raúl Fangueiro (UMinho), João Ventura (Universidade do Porto), José Caldeira (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto), María de la Fuente (Universidade de Santiago de Compostela) e Jorge Arias (Associación de Investigación Metalúrgica del Noroeste). O moderador é Joaquim Carneiro (UMinho).
Às 14h30 começa o painel “Experiência das empresas em projetos e desenvolvimento de produtos na Nanotecnologia”. António Marques (Associação Industrial do Minho) vai moderar as intervenções de Sónia Meireles (Unicer), Ana Lúcia Lagoa (Innovnano), José Albuquerque (Fluidinova), José Moreira da Silva (Nanium), Rocha Gomes (Ecoticket) e Daniel Fernandes (NanoGap).
Segue-se, às 16h00, o painel “Transferência de tecnologia, incubação de empresas e valorização de resultados de I&D”, com António Vieira (Centre of Nanotechnology and Smart Materials), Rui Fernandes (Instituto Empresarial do Minho), Maria Oliveira (Universidade do Porto Inovação), Alexandra Xavier (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto) e Rogelio Conde-Pumpido (Universidade de Santiago de Compostela), sob moderação de Marta Catarino (TecMinho).
O encerramento está previsto pelas 17h15, com o vice-reitor da UMinho para o Empreendedorismo e Inovação, José Mendes.
A UMinho coordena o consórcio NanoValor, que quer aproximar os atores-chave da nanotecnologia, aumentar a competitividade das empresas e potenciar a investigação e o desenvolvimento tecnológico do setor. O projeto é cofinanciado em 1,4 milhões de euros pelo FEDER, através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007/13.

terça-feira, 06-03-2012
Diário do Minho
http://umonline.uminho.pt/ModuleLeft.aspx?mdl=~/Modules/Clipping/NoticiaView.ascx&ItemID=58019&Mid=111&lang=pt-PT&pageid=1&tabid=0

Advertisements

~ by vascoteixeira on March 12, 2012.

 
%d bloggers like this: