REUNIÕES DE TRABALHO SOBRE AS PRIORIDADES DOS CONCURSOS NMP (COOPERAÇÃO) E INVESTIGAÇÃO EM BENEFÍCIO DAS PMES (CAPACIDADES)

REUNIÕES DE TRABALHO SOBRE AS PRIORIDADES DOS CONCURSOS
NMP (COOPERAÇÃO) E INVESTIGAÇÃO EM BENEFÍCIO DAS PMES (CAPACIDADES)
Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro (GPPQ)
Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 31 de maio de 2012

A Universidade do Minho acolhe amanhã, dia 31 de maio, entre as 14h00 e as 17h30 (CPII, Auditório B2), Campus de Gualtar, uma reunião de trabalho sobre o tema “NMP – Nanotecnologias, Materiais, Tecnologias de Produção” e “Investigação em Benefício das PMEs” para apresentação das prioridades dos concursos 2013 para ambos os temas do 7º PQ. A sessão, promovida pelo GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro em conjunto com o Gabinete de Apoio a Projetos da UMinho, convida à participação alargada dos investigadores e empresários da região, visando a divulgação das últimas oportunidades de concurso a estes temas, cujas convocatórias serão publicadas no início do mês de julho. Será a última oportunidade de aceder ao financiamento do 7ºPQ, que encerra em 2013, pelo que a participação nestas reuniões assume-se como prioritária, tendo em vista a maximização da participação da UMinho e das empresas da região neste programa de I&D da Comissão Europeia.
Neste contexto, importa realçar o excelente desempenho da Universidade do Minho no 7º Programa-Quadro, comparativamente com a taxa de esforço a nível regional representada na tabela com os resultados dos concursos do 7ºPQ, entre 2007 e 2011. A UMinho regista a participação em 6 projetos do tema “NMP”, incluindo 2 projetos como coordenadores: o projeto “Find and Bind: astering sweet cell-instructive biosystems by copycat nano-interaction of cells with natural surfaces for biotechnological applications” liderado pelo Professor Rui Reis do centro de investigação, 3 B’s Research Group, e o projeto “Nanofol – Folate-based nanobiodevices for integrated diagnosis/therapy targeting chronic inflammatory diseases” coordenado pelo Professor Artur Cavaco Paulo do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (CCTT). A cooperação com as pequenas e médias empresas tem, igualmente, assumido uma forte representatividade na participação da UMinho no 7º Programa-Quadro, relevando a dinâmica crescente da academia com o tecido empresarial. A UMinho está envolvida em 8 projetos como entidade fornecedora de I&D, no papel de “RTD performer”, 3 projetos dos quais estão ainda em fase de negociação com a Comissão Europeia. No total, a UMinho regista a participação em 59 projetos do 7º Programa-Quadro (9 em fase de negociação com a Comissão Europeia).
A sessão apresenta ainda o contexto oportuno para estabelecimento de contactos entre investigadores e empresários para formação de potenciais parcerias estratégicas, tendo em vista a integração e/ou liderança de consórcios europeus. Com esta finalidade, é esperado o envolvimento ativo do INL – Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologias e da Associação Industrial do Minho – AIMinho na mobilização dos seus investigadores e empresários da região.
O Pró-Reitor para a Investigação na UMinho, Professor Doutor Vasco Teixeira, presidirá à abertura da reunião juntamente com o Diretor-Geral da AIMinho, Dr Nuno Martins, seguindo-se a apresentação das perspetivas de financiamento para os temas “NMP” do subprograma “Cooperação” e “Investigação em Benefício das PMES” do subprograma Capacidades, pela Dra. Marta Candeias, Ponto de Contacto Nacional para estes temas do 7º PQ. No final da apresentação, haverá lugar a reuniões bilaterais, mediante marcação prévia, entre a representante do GPPQ e os investigadores e/ou empresários para esclarecimento de dúvidas específicas sobre a participação nestes concursos e apoio na formulação das suas propostas.
Com o objetivo de assegurar uma preparação adequada nos últimos concursos do 7ºPQ, salienta-se na importância de consultar os documentos orientadores disponibilizados pela Comissão Europeia, que permitem antever as prioridades que serão objeto de concurso em Julho de 2012, paralelamente ao material de suporte disponibilizado na reunião pelo ponto de contacto nacional.

Advertisements

~ by vascoteixeira on May 30, 2012.

 
%d bloggers like this: