Seminário Internacional “Empreendedorismo e Políticas Públicas”

Campus de Gualtar, Braga, entre quinta-feira, 22-11-2012 e sexta-feira, 23-11-2012
Problematizar o empreendedorismo como uma realidade pluridimensional recorrendo a vários enfoques disciplinares, em particular sob o olhar das ciências sociais, constitui o principal objectivo deste seminário.

Face à centralidade da temática do empreendedorismo ao nível de políticas públicas (comunitárias e nacionais) enquanto estratégia de crescimento económico e de criação emprego, as instituições, em particular as do Ensino Superior, são chamadas no sentido criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo. Por esta razão, entende-se que o empreendedorismo pode colocar novos e importantes desafios aos poderes públicos e aos diferentes stakeholders (por exemplo, professores, investigadores, associações empresariais e industriais, autoridades locais e regionais, escolas e instituições do ensino superior, entre outros), no sentido de serem capazes de desenvolver uma estratégia nacional para a promoção do espírito empreendedor e de inovação.

Porém, para a exequibilidade das políticas nesta matéria, é necessário repensar os atuais modelos e lógicas de funcionamento organizacional; e, por outro lado, reforçar abordagens setoriais através do estímulo da actividade empreendedora, designadamente em determinados grupos da população como mulheres, jovens e desempregados; em territórios e áreas geográficas mais desfavorecidos; em sectores de I&D e na criação de empresas de base científica e tecnológica, em programas de educação em empreendedorismo através do sistema educativo, entre outros. Problematizar o empreendedorismo como uma realidade pluridimensional recorrendo a vários enfoques disciplinares, em particular sob o olhar das ciências sociais, constitui o principal objectivo deste seminário.

Temas
O seminário abre-se a duas modalidades: apresentações orais, realizadas em português ou inglês, e textos distribuídos pelos participantes. As línguas de trabalho são o português e o inglês. Temas:
– Emprego, carreira e empreendedorismo
– Desigualdades, género e empreendedorismo
– Educação, formação e empreendedorismo
– Ensino Superior, modelos de organização e empreendedorismo
– Mobilidade, cooperação intercultural e empreendedorismo
– Território, desenvolvimento local e empreendedorismo
– Empreendedorismo social e desenvolvimento sustentável
– Empreendedorismo, redes e populações organizacionais
– Inovação, empreendedorismo académico e de base tecnológica

Os resumos (em português ou inglês) das propostas de comunicação oral deviam ser enviados para o e-mail meintegra@ics.uminho.pt até 23 de setembro de 2012, obedecendo à seguinte estrutura: título; nome do/a autor/a ou autores/as e filiação institucional; resumo (máximo de 300 palavras); três palavras-chave; área temática. A seleção das comunicações pela comissão científica foi comunicada aos autores até 8 de outubro, devendo as comunicações aceites em formato texto ser distribuídas pelos participantes até 25 de outubro.

Organização
Esta iniciativa é realizada pelo Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS), pela spin-off Laboratório MeIntegra, pela Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas (ANPME) e pelo projeto NanoValor/UMinho. A organização está a cargo de Ana Paula Marques, Manuel Carlos Silva, Rita Moreira, Catarina Tomás, Susana Amaral (todos do CICS/UMinho), Sofia Azevedo, Vasco Teixeira (ambos do NanoValor/UMinho) e Augusto Ferreira (TecMinho).

Advertisements

~ by vascoteixeira on November 23, 2012.

 
%d bloggers like this: